
Sobre nós
Juntos, somos mais fortes!
Experimente o que oferecemos
Conheça a Associação FACE
Uma organização sem fins lucrativos vocacionada na implementação de programas e projetos na área de Água, Saneamento, Gestão de Resíduos sólidos e Proteção Ambiental
Protecção Ambiental
Melhoramento da situação de Água, Saneamento e Higiene

Missão
Promover e implementar iniciativas, que contribuam de forma significativa no desenvolvimento da cadeia de valores de Água, Saneamento, Gestão de Resíduos sólidos e Proteção Ambiental envolvendo as comunidades e os diversos actores que possam contribuir e trazer impacto comunitário e social.
Visão
Criar ambiente favorável conectando os actores certos para melhorar a qualidade de vida e da saúde publica das comunidades, intervindo na situação sanitária e ambiental com uma especial atenção as famílias desfavorecidas.
Valores
Espírito humanitário e de solidariedade. Investimento no conhecimento práctico e saúde preventiva é sinónimo de crianças saudáveis, mulheres saudáveis e de toda comunidade saudável, digna e próspera.
Áreas de actuação
Eixos Estratégicos de Acção
1.
Água e Saneamento
Para o sucesso de diferentes projetos que tem a sua base de execução a comunidade.
2.
Gestão de Resíduos Sólidos
Varias técnicas de mobilização comunitária são usadas dependendo de cada caso e necessidade.
4.
Mudanças Climáticas
A base de sucesso de diferentes projectos é existência de um pessoal capacitado

Em termos da cobertura do saneamento, Moçambique possui uma taxa de fecalismo a céu aberto entre as mais elevadas da África Subsaariana, 76 por cento da população não tem ou não usa saneamento melhorado: 88 por cento nas zonas rurais e 53 por cento nas zonas urbanas e peri-urbanas.
A Associação FACE de Água e Saneamento foi criada (2016) por um conjunto de profissionais com experiência de trabalho acumulada de sete (07) anos em oito (08) municípios ao nível nacional, Xai-Xai, Chokwe, Inhambane, Maxixi, Chimoio, Manica, Gondola e Beira.
Actualmente com os seus escritórios na Cidade da Beira, de referir que nos ultimos dois anos 2020 e 2021 já beneficiou cerca de 318 famílias com infraestruturas, latrinas melhoradas e 23.292 famílias sensibilizadas em diversos conteúdos relacionados a gestão de resíduos sólidos e saneamento no período de 2019 a 2021. Tendo também desenvolvido actividades em época de emergência respondendo a situações de eventos extremos como ciclones e inundações.
A FACE pretende contribuir com as suas actividades no melhoramento do meio ambiente nos Distritos, Vilas e Cidades ao nível nacional abordando os temas de água, saneamento, gestão de resíduos sólidos e proteção ambiental envolvendo as instituições governamentais, a comunidade, sector privado e organizações não governamentais.
Sabe-se que em Moçambique existe uma grande carência na componente de abastecimento de águas e o acesso a um saneamento melhorado. A nível nacional, a situação de acesso a fontes de água melhoradas no ano de 1999 era de 65 por cento, tendo reduzido para 49 por cento em 2015.

