ʺ6 meses depois, as famílias que se beneficiaram de blocos sanitários no bairro da Munhava-Mananga dizem estar com a sua dignidade recuperada e aliviadas das doenças de origem hídricasʺ

O ciclone tropical IDAI fustigou a cidade da Beira em Março de 2019, o bairro Mananga foi bastante assolado, em consequência foi o bairro onde se registraram os primeiros casos de Cólera, segundo as autoridades de saúde.

Uma parte da comunidade neste bairro convivia com o fecalismo a céu aberto. A Associação FACE em parceria com a The Johanniter e Serviços Autónomos de Saneamento da Beira (SASB) interveio no bairro com sensível para bons hábitos de higiene e a construção de sanitários familiares.

Volvidos seis meses após a atribuição das latrinas melhoradas as famílias contam das dificuldades que passavam dia-após-dia, algumas eram obrigadas a usar os seus quintais para servir de latrinas principalmente as que tem crianças pois não tinham onde recorrer, dizem ainda que percorriam longas distâncias para ter acesso a uma latrina melhorada na casa de um dos familiares, vizinhos ou em terrenos baldios de noite.

Contudo, as famílias agradecem pelo acto e dizem que hoje é possível ver a situação do saneamento urbano minimizado na comunidade e pedem mais acções de gênero para famílias mais vulneráveis e também em outros bairros.

#FACE#Beira#Wash#SASB#TheJohanniter#Munhava-Mananga# Saneamento Urbano#